FANDOM

A

Agregação

A agregação consiste em atribuir um valor a um conjunto de indivíduos a partir do valor de cada um, geralmente usando uma função de agregação. Ver #problema da agregação.

Altruísmo

B

Bem

C

Cálculo felicífico

Consequencialismo

D

Deontologia

E

Egoísmo

Empatia

Ética

Ou filosofia da moral, é o estudo do que condutas são boas e ruins, certas e erradas e suas razões; ela busca determinar e justificar o valor moral de atos e acontecimentos. Uma ética é qualquer sistema ou teoria de valores ou princípios morais.

H

Hedonismo

I

Igualitarismo

M

Mal

Meta-ética

A meta-ética estuda a natureza, pressupostos e significados dos conceitos e princípios éticos

Moral

É o senso de conduta que diferencia entre o que é certo e errado ou a prática desta conduta; ou ainda qualquer teoria ou código estabelecendo esta diferença.

P

Princípio da igual consideração de interesses

Definido por Singer em Ética prática como "em nossas deliberações morais, atribuímos o mesmo peso aos interesses semelhantes de todos os que são atingidos por nossos atos." [1].

Princípio da maior felicidade

Definido por Bentham em Uma Introdução aos Princípios da Moral e da Legislação como "Princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade das partes cujo interesse está em jogo." [2]. Consiste em avaliar atos segundo suas consequências prováveis em gerar ou diminuir felicidade, é o mesmo que princípio da utilidade.

Princípio da utilidade

O mesmo que #princípio da maior felicidade.

Prioritarismo

Uma forma de consequencialismo criada por Larry Temkin que propõe que o valor de um ato deve considerar o aumento de felicidade e a diminuição de sofrimento e também o quão baixo está o nível de bem-estar dos indivíduos afetados.

Problema da agregação

Objeção feita às éticas consequencialistas agregativas de que a agregação do valor de vários indivíduos não deve ser feita por meio de uma soma simples do valor de cada um.

U

Utilidade

Utilitarismo

V

Valor

Valor instrumental

Valor intrínseco

Referências

  1. Singer, Peter. Ética prática (1994) Cap. 2.
  2. Bentham, Jeremy. Uma Introdução aos Princípios da Moral e da Legislação (1789) Cap. I.

Também no FANDOM

Wiki aleatória