Fandom

Wiki Utilitarismo Ético

O que o utilitarismo NÃO é

30 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Embora a teoria utilitarista seja relativamente conhecida no meio acadêmico, o termo utilitarismo é frequentemente usado com outros sentidos que não correspondem ao que a teoria propõe.

Outros usos comuns do termo utilitarismo

  • Utilitarismo como a valorização do que tem utilidade instrumental, valorização do que é útil para algum propósito.
    • A noção de utilidade na teoria utilitarista tem um significado específico e diferente do uso coloquial de utilidade, sua proposta é atribuir valor segundo as consequências em gerar felicidade e evitar sofrimento, não segundo a conveniência instrumental simples.
  • Utilitarismo como aproveitamento, tirar vantagem.
    • Este deriva da idéia de usar como explorar, se aproveitar; também sem relação relevante com a teoria.
  • Utilitarismo econômico.
    • O utilitarismo econômico é uma abordagem teórica da economia inspirada pela teoria do utilitarismo ético; embora tenham alguma sobreposição de conceitos, são teorias diferentes.
  • Utiitarismo antropológico.
    • Inspiradas no utilitarismo econômico, são teorias na antropologia que procuram explicar comportamentos e normas sociais em função do seu benefício aos indivíduos envolvidos (especialmente Frazer e Malinowski [1]).
  • Utilitarismo na arquitetura e design.
    • O princípio de que o valor de um aspecto é a sua utilidade, "a forma segue a função" [2].

Concepções errôneas sobre a teoria utilitarista

  • É bom o que causar mais prazer/felicidade imediata.
    • O utilitarismo propõe maximizar a utilidade total, tanto a imediata como a não imediata. Se um aumento de utilidade imediata for compensado por uma perda maior posterior, isto tem uma utilidade total menor.
  • É bom o que causar mais prazer/felicidade a quem pratica a ação.
    • Esta posição seria uma forma de consequencialismo hedonista egoísta. O utilitarismo clássico propõe maximizar a utilidade universal, de todos os seres afetados pela ação. Embora existam versões do utilitarismo não universais ou de consideração desigual.
  • Os fins justificam os meios; não importa o que seja feito se o resultado final for bom.
    • Embora o utilitarismo seja uma teoria consequencialista e que portanto valoriza os resultados efetivos, na maior parte das versões não é apenas o valor final que deve ser maximizado, mas a soma do valor total no tempo, e uma ação só é ótima utilitariamente se sua geração de utilidade for maior do que qualquer outra ação possível.

Referências

  • Bertrand Russell On Utilitarianism [3].

Também no Fandom

Wiki aleatória