Fandom

Wiki Utilitarismo Ético

Máquina de experiência

30 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Máquina de experiência seria uma máquina capaz de produzir experiências prazerosas por meio de algum tipo de realidade virtual imersiva ou wireheading, o conceito proposto por Robert Nozick em seu livro Anarquia, Estado e Utopia para contrargumentar éticas hedonistas.

A tese é a de que se experiências prazerosas são a única coisa boa, os demais aspectos da realidade não são relevantes para o nosso bem-estar, de maneira que uma máquina capaz de produzir apenas experiências boas, sem a consciência de que são simulações, seria preferível a própria realidade.

Máquinas de experiência são exploradas em ficção científica, mais notavelmente no filme Matrix.

O argumento original

Variações

Respostas ao argumento

Alguns utilitaristas aceitam a máquina, apenas ressalvando que enquanto a máquina maximizaria a utilidade individual local faz-se necessário que se maximize a utilidade global, disponibilizando a máquina para mais indivíduos, por mais tempo, garantindo que não sofram eventuais más experiências como doenças, ou que as máquinas parem de funcionar.

Outros utilitaristas vêem o argumento como uma refutação do hedonismo estrito, e propõem que outros aspectos da realidade também importam, como o fato de ser real.

Links

Também no Fandom

Wiki aleatória