FANDOM

Máquina de experiência seria uma máquina capaz de produzir experiências prazerosas por meio de algum tipo de realidade virtual imersiva ou wireheading, o conceito proposto por Robert Nozick em seu livro Anarquia, Estado e Utopia para contrargumentar éticas hedonistas.

A tese é a de que se experiências prazerosas são a única coisa boa, os demais aspectos da realidade não são relevantes para o nosso bem-estar, de maneira que uma máquina capaz de produzir apenas experiências boas, sem a consciência de que são simulações, seria preferível a própria realidade.

Máquinas de experiência são exploradas em ficção científica, mais notavelmente no filme Matrix.

O argumento original

Variações

Respostas ao argumento

Alguns utilitaristas aceitam a máquina, apenas ressalvando que enquanto a máquina maximizaria a utilidade individual local faz-se necessário que se maximize a utilidade global, disponibilizando a máquina para mais indivíduos, por mais tempo, garantindo que não sofram eventuais más experiências como doenças, ou que as máquinas parem de funcionar.

Outros utilitaristas vêem o argumento como uma refutação do hedonismo estrito, e propõem que outros aspectos da realidade também importam, como o fato de ser real.

Links

Também no FANDOM

Wiki aleatória