Fandom

Wiki Utilitarismo Ético

Diferenças práticas da conduta utilitarista

30 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

A conduta utilitarista se diferencia da conduta da moral de senso comum, e de outros sistemas éticos e morais em alguns aspectos:

  • Consciência de alimentação e consumo: utilitaristas geralmente diminuem ou eliminam o seu consumo de carne e outros produtos de origem animal, por considerarem que causam sofrimento, e consideram o impacto ecológico e social dos produtos que consomem.
  • Doação: doar para instituições de pesquisa ou atuação social é altamente utilitário, e mais importante do que artigos de luxo, podendo salvar ou melhorar a vida de muitas pessoas e/ou animais.
  • Pensar e agir em função das consequências: o raciocínio consequencialista valoriza atos com alto impacto, e desvaloriza atos com poucos efeitos.
  • Considerar a complexidade das situações: como o valor dos atos depende do seu contexto, é preciso analisar as situações em sua complexidade para se tomar decisões boas.
  • Relações pessoais: diversos tipos de interação social e sentimentos (raiva, inveja, ciúme, vingança) geram utilidade negativa, como brigas, hostilidade, desentendimentos, retaliação, entre outros. Deve-se procurar meios alternativos de lidar e interagir neste tipo de situações sempre que possível. Ser gentil, amigável e prestativo também costuma ser utilitário.
  • Crítica e colaboração: críticas construtivas costumam ser mais utilitárias do que as negativas e destrutivas, e favorecem um ambiente de colaboração em oposição a um de competição.
  • Motivação e pró-atividade: ter iniciativa, ser participativo, manter-se motivado e ativo é importante para se ser um utilitarista eficaz.
  • Promoção de práticas, movimentos e instituições utilitários: deve-se promover os aspectos da sociedade que aumentem a sua utilidade.
  • Viéses cognitivos: nossa cognição é cheia de tendências falaciosas e errôneas que distorcem nossas crenças, julgamentos e valores; conhecê-los, levá-los em consideração e tentar corrigi-los permite julgar as situações de maneira mais realista e decidir melhor o que deve ser feito.

Também no Fandom

Wiki aleatória